terça-feira, 16 de setembro de 2014

Nem tudo é poesia: Números e Estatísticas apontam

Técnica: Colagem

Estima-se que a cada ano, no mínimo 527 mil pessoas são estupradas no Brasil, segundo estudo divulgado pelo IPEA. Desses casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia. Segundo dados do Sinan, 89% das vítimas são do sexo feminino, possuem em geral baixa escolaridade, sendo que as crianças e adolescentes representam mais de 70% das vítimas.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

sábado, 6 de setembro de 2014

Exposição Apenas Sendo

No dia 31 de Agosto encerramos mais uma exposição coletiva independente! os cinco artistas visuais, amigos, professores e pesquisadores Rafaela Sena, Naldo Martins, Romário Sanches, Jorge Paulino e Lene Moraes ocuparam a galeria da Fortaleza de São José para compartilhar um pouco do se anda produzindo no Amapá nas artes visuais e na arte contemporânea, em suas mais variadas linguagens: colagem, instalação, performance, fotografia, vídeo arte, objeto e desenho. A exposição inaugurou no dia 02 de agosto (com a performance [A]PAGAMENTO de Naldo Martins) e ficou o mês inteiro. Nesse período aprendi muito nas rodas de conversa com os alunos, amigos professores e todos os visitantes da Fortaleza, foi um verdadeiro laboratório. Nem consigo dizer em palavras como foi incrível e o quanto de experiência absorvemos. Obrigada, obrigada, obrigada! E como tem muuuuuuito material, deixo aqui alguns registros das obras expostas e da dinâmica dentro da galeria.


Texto de abertura: Rafaela Sena


Todo tempo as circunstancias, a rotina nos moldam para desempenharmos múltiplos papéis. E foi a incidência de uma destas identidades nômades que nos trouxe ate aqui na realização desta exposição.

A universidade foi o cenário, e como acadêmicos aos poucos tecíamos parcerias. Como educadores e pesquisadores compartilhamos caminhos em comum, quer pelos percalços da jornada quer pelas aprendizagens da lida diária.

Apenas sendo nos convida à experimentação, ao (des)ajustável. Propõe um encontro com as imagens, palavras, fragmentos, linhas que dialogam em um universo de recriações, que contam de mim, de você e do outro.

Apenas ser é atrever-se falar uma linguagem universal, ser o que se é na simplicidade do fazer, em que o processo, a partilha, a troca de ideias antecede o produto final, material por excelência deste espaço.
Sejam bem acolhidos sempre.



Série (de onze obras): Números e estatísticas apontam
Técnica: Colagem
Ano 2014
Rafaela Sena  










Performance [A]PAGAMENTO
Naldo Martins

Foto: Camila Karina Ferreira

 Foto: Camila Karina Ferreira

Foto: Camila Karina Ferreira

Foto: Rafaela Sena


Instalação da Performance 'Sem pé nem cabeça'
Ano 2014
Naldo Martins

Fotos: Rafaela Sena




Tecendo palavras sons e sentidos
Técnica: Objeto
Ano 2014
Romário Sanches


Foto: Camila Karina Ferreira


Sobre Linhas e vidas
Técnica: Objeto
Ano 2014
Jorge Paulino



Tramas e marcas (In)visíveis
Técnica: Objeto
Ano 2014
Jorge Paulino



Neuroses e Ficções femininas
Técnica: Desenho
Ano 2013
Lene Moraes



Até as próximas!