terça-feira, 10 de setembro de 2013

Feira

A rua nos diz que somos construtores de uma história coletiva, que conta de você, de mim e do outro. Corpo, gestos e olhares se/me revelam, se desdobram em infinitas formas de percepções do mesmo espaço. Texto participante da exposição: "De tanto olhar para longe, não vejo o que passa perto" julho de 2013.




Um dia abafado de feira, final de tarde, os comerciantes anunciavam suas vendas atraindo a clientela. A feira e seus cheiros, os buracos no asfalto cheios de lama se misturavam com as verduras, sacas de farinha e carnes de porco, que aos montes eram vendidos.
Tudo parecia fazer parte irrenunciável da mesma paisagem, tudo era necessário e preciso, até o cansaço do carregador de batatas.
O barulho ensurdecedor do trânsito anunciava a caminhada agonizante dos transeuntes, por vezes os passageiros dos ônibus olhavam pela janela a movimentação, um olhar corriqueiro e desatento para os que andavam nas calçadas.
Sentei-me no banco que ficava em frente às barracas e percebi que apesar de todos estarem ali, compartilhando o mesmo ar, o mesmo chão, as mesmas palavras, todos incrivelmente estávamos distantes um do outro.
Era uma estranha distância na alma, no olhar. Éramos como bichos de espécies diferentes, enclausurados em uma grande caixa.
Os mendigos que por ali andavam se misturavam aos bem trajados madames e doutores, os bêbados resmungavam palavras desconexas para chamar atenção das mocinhas e senhoritas que compravam frutas.


E este era o único mundo onde todos estavam representando seus devidos roteiros: o vendedor vendendo, o mendigo mendigando, os burgueses gastando, os bêbados atrapalhando e eu brincando de ser, apenas sendo.

3 comentários:

  1. Bom dia Rafaela.. se tudo fosse bonitinho que graça teria né... cada um no seu ritmo evoluindo, e a vida vai sendo moldada por cada um de nós.. tenhas um lindo dia bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!, Deus te abençoe, amiga se todos nós pensa-se do mesmo jeito como seria e se todos gosta-se do roxo como seria o vermelho, amiga a vida nós é que colocamos a direção. o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir